É o suporte onde se anotam e registam diversos fatores que ocorrem numa viagem. Apesar de não ser obrigatório na náutica de recreio, quando efetuamos uma viagem maior deve ser usado, pois além de ter anotada a atividade de bordo, acaba por ser uma excelente recordação das férias quando bem preenchido. Existem alguns modelos que se podem adquirir nas lojas da especialidade. Devem ter sempre uma página em branco e outra que terá uma grelha de entradas com os itens a preencher. A página em branco servirá para anexar documentos, desenhos ou observações. O registo de entradas no diário de bordo deverá ser da responsabilidade de apenas um membro da tripulação, normalmente de quem se encarrega da navegação de bordo ou do responsável da embarcação. O seu uso obedece a regras simples mas metódicas, de modo a tirarmos dele alguma utilidade. Existem vários tipos de registo num diário de bordo que podem ser mais ou menos completos conforme a viagem a efetuar. Deverá haver uma primeira parte, em estilo de introdução, onde é inscrita a informação considerada relevante numa partida que poderá conter, entre outros, os seguintes dados: Porto e hora da largada; Porto e hora estimada da chegada; Quantidade de água e combustível a bordo; Horas de motor; Milhas do conta-milhas; Rol de tripulantes; Timoneiro/responsável. Poderá ainda descrever condições atmosféricas, mar, o abastecimento e a revisão efetuada (ou não) ao barco, e outro assunto que se julgue de interesse. As outras entradas serão feitas sempre num determinado intervalo de tempo a definir. Será normal pensar 2, 3 ou 4 horas.
Esticador - Dispositivo usado para tensionar os estais e brandais.