Um espaço de ideias e partilha para todos os que amam o mar.
Domingo, 6 de Abril de 2014
Gasolina Vs. Diesel.

A escolha do motor da nossa embarcação é, sem dúvida alguma, uma decisão de extrema importância. Basicamente todos os construtores de motores que conhecemos do mercado automóvel, desenvolveram versões náuticas dos mesmos (utilizando por vezes outra nomenclatura da marca). Não devemos ponderar apenas o fator custo na seleção do motor. A oferta no mercado coloca-nos a escolha do combustível como prioritária e consequentemente a decisão de adquirirmos um motor a gasolina ou um motor a diesel. Ambos têm vantagens e desvantagens, no entanto, uma vez mais a finalidade da utilização da embarcação poderá ser decisiva. O risco de incêndio é maior nos motores a gasolina, e estes exigem também um mecânico qualificado para a maior parte dos problemas. Os motores náuticos diesel são por norma mais caros, que os motores a gasolina, no entanto funcionam usando engenharia simples, pelo que podem ser muitas vezes reparados a bordo. Em contrapartida, os motores diesel são mais pesados e a relação que apresentam entre potência e peso costuma ser inferior. Não nos podemos esquecer ainda de que estes motores funcionam muitas vezes em atmosferas húmidas, sendo este um fator que prejudica frequentemente o funcionamento dos motores a gasolina. Independentemente da escolha do motor e do tipo de combustível que utiliza, devemos assegurar a manutenção preventiva destes equipamentos, respeitando sempre as recomendações dos fabricantes.

Bombordo – É o bordo que fica à esquerda quando estamos virados para a proa



publicado por cartasdemarear às 19:43
link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De Anónimo a 21 de Abril de 2014 às 11:21
Dentro dos motores diesel, qual a marca mais fiável?


De cartasdemarear a 23 de Abril de 2014 às 14:06
Hoje em dia, as marcas que disponibilizam estes tipo de motores, são todas bastante fiáveis. Dentro das mais reconhecidas no mercado, temos a Volvo Penta, a Vetus, a CAT , a CUNNINGHAM entre outras. O importante é garantir que temos um ponto de assistência geograficamente perto da nossa zona de operação, de modo a pudermos ter acesso não só a assistência técnica como também a peças e consumíveis. Bons Ventos!


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Junho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
14

16
18
20

22
23
24
25
26
27
28

29
30


posts recentes

O astrolábio

Desidratação a bordo – co...

Diário de Bordo - Parte I...

Diário de Bordo - Parte I

Superstições, mitos e len...

Superstições, mitos e len...

Dez Mandamentos a bordo

Cuidados a ter quando nav...

20 Itens a verificar ante...

20 Itens a verificar ante...

arquivos

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

tags

água

âncora; ferro

anti vegetativa

astrolábio

bandeira nacional

bomba

bordo

bússola

cartografia

casco

casco;naútica

desidratação

diário

documentação

embarcação; proa; vante

enjoo

erros

fibra de vidro

gasolina; diesel; bombordo

gps

hélice

lavagem

leme

madeira

madeira; metal; fibra.

mandamentos

mar; febre

mofo

molinetes

noite

nós

pintura

popa; ré

resiliência

resina

sereias

size matters

superstições

vela; motor

zinco

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds
Em destaque no SAPO Blogs
pub